sábado, 3 de março de 2012

Nunca desista do seus planos - Um sonho, um tempo, uma vida



Os sonhos podem ser concebidos muito antes de ser realizados. O tempo entre o início de um sonho e sua concretização é sempre um processo. Esse período é cheio de dúvidas, adversidades, mudanças e surpresas. Durante o processo, experimentamos dias bons e maus. E frequentemente nos vemos diante de um dilema: Desistir ou continuar? Sem hesitação, posso lhes dar a resposta: Não desistam de seu sonho mesmo que sua largada não tenha sido boa.

No livro de Gênesis encontramos a bela história de José que teve seu sonho cedo – aos 17 anos. Foi quando teve visões de Deus de que, um dia, seus irmãos e até seu pai se curvariam diante dele. José, no mesmo instante, compartilhou essa notícia com sua família, e isso o colocou em apuros. Mas o fato não o deteve.

O início de um sonho muitas vezes gera mais entusiasmo do que sabedoria. Dizemos coisas que não devíamos dizer e fazemos coisas que não devíamos fazer. Como José, por vezes a nossa largada não é muito boa. Mas, diferente de José, tantas vezes desistimos de nossos sonhos nos primeiros estágios quando eles são mais frágeis. José encoraja-nos a recapturar o sonho que abandonamos e, mais uma vez, o declaramos como sendo o nosso sonho.

Não desistam de seu sonho, mesmo quando sua jornada estiver cheia de surpresas. Só porque as coisas não saem como o planejado, não há razão para desistir. Observe as surpresas pelas quais José passou e como ele reagiu:

* Mal interpretado por sua família

* Vendido como escravo por seus irmãos

* Vivendo em um país estrangeiro distante de casa

* Favor concedido na casa de Potifar

* Acusado sem razão pela esposa de Potifar

* Lançado na prisão

* Colocado para cuidar de todos os presos

* Esquecido pelo copeiro-chefe

* Permaneceu na prisão por dois anos

* Interpretou o sonho de Faraó

* Tornou-se o segundo a comandar o Egito

Mesmo depois de inúmeros obstáculos, José não desistiu de sonhar confiando no Senhor. Por que José não desistiu? Afinal, como você e eu, ele teve o dobro de opções para desistir do que para continuar. Todo sonho contém surpresas negativas que podem desanimá-lo muito. Como José teve força para não desistir de seu sonho? Toda vez que se deparava com um momento de desistir na vida, ele percebia que o Senhor estava com ele. Era isso o que importava.

Não desista de seus sonhos, mesmo que demore muito para se realizar. Vinte e três anos se passaram desde que José teve o sonho, até o seu cumprimento. No entanto, no final, José governou sua família, ele se reconciliou com seus irmãos e salvou a nação de Israel. Você nunca sabe quando será o tempo de Deus. Quando você estiver na metade do caminho, nunca desista do seu sonho.

John C. Maxwell em “CORRENDO COM OS GIGANTES”


Nenhum comentário: