quarta-feira, 25 de maio de 2011

Profissão: Mãe




Certo dia, uma mulher chamada Marta foi renovar o seu cartão do Plano de Saúde, quando lhe perguntaram qual era a sua profissão. Ela hesitou por um momento, pois não sabia bem como se classificar. O funcionário então insistiu:

- O que eu pergunto é se a senhora tem um trabalho, se tem uma ocupação?

- Claro que tenho! (exclamou Marta), sou MÃE!

É incrível como a maioria das pessoas não considere isso como sendo um trabalho...

O funcionário friamente disse:

- Vou colocar aqui na ficha como: “do Lar”, ou melhor, “Dona de casa”...

Marta ficou pensando a respeito daquilo por algum tempo... Alguns dias depois, estava ela em uma outra situação idêntica, estava renovando sua carteira de motorista, e a pessoa que a atendeu quis saber: “Qual é a sua ocupação?”

- Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas.

O atendente quis mais detalhes:

- Posso perguntar o que é que a senhora faz exatamente?

Sem qualquer traço de agitação na voz, Marta explicou:

- Desenvolvo um programa a longo prazo, dentro e fora de casa. Sou responsável por uma equipe e já recebi quatro projetos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de dedicação é de 18 a 24 horas por dia... e eu amo fazer e estar envolvida em meu trabalho...

À medida em que Marta ia descrevendo as suas atribuições, notou o crescente tom de respeito no semblante do funcionário que preenchia o formulário com os dados fornecidos.

Quando chegou em casa, Marta foi recebida por sua equipe: uma menina de 12 anos, um menino de 7 e outra menina com 3... e subindo ao andar de cima, ela pôde ouvir o seu mais novo projeto, um bebê de 6 meses, que testava uma nova tonalidade de voz...

Feliz, Marta pegou o neném nos braços e pensou na glória da maternidade com as suas múltiplas responsabilidades e dedicações... Agradeceu a Deus pelo privilégio que Ele lhe concedeu de ser Mãe e desceu para os seus afazeres

“Mamãe, onde está o meu sapato? Mãe, me ajuda a fazer a lição! Mãe, o bebê está chorando... Mamãe, você me busca na escola? Mãe, você vai assistir minha aula de natação? Mãe, você compra isso? Mãe...”

Bem, se uma Mãe é Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas, então as Avós são Doutoras-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas... As Bisavós, Doutoras executivas Sênior; as Tias, Doutoras Assistentes, e de uma forma geral, todas as mulheres: mães, esposas, amigas, parentas, professoras, vizinhas... são Doutoras na arte de fazer a vida bem melhor.

“Em geral, as mães, mais que amar os filhos, amam-se nos filhos.”
(Friedrich Nietzsche)


Nenhum comentário: