domingo, 23 de janeiro de 2011

As três peneiras



Conta-se que um dia um amigo , foi procurar Sócrates ,o célebre filosofo grego , desejando contar lhe uma “coisa” sobre a vida de um outro amigo comum .

- Quero te contar algo sobre o nosso amigo Andréas , que vai te deixar boquiaberto .
- Espera, interrompeu o filósofo. Passaste o que vais me contar pelas três peneiras?
- Três peneiras? Indagou o interlocutor, que três peneiras?
- Primeira peneira: A “coisa” que vais me contar é verdadeira?
- Eu assim creio, pois me foi contado por alguém de confiança – respondeu o amigo.
- Bem, alguém te disse... Vejamos a Segunda peneira: A “coisa” que tu pretendes me contar é boa?

O outro hesitou, titubeou e respondeu:

- Não, exatamente.

Sócrates continuou sua inquisição;

- Isso começou a me esclarecer, verifiquemos a terceira peneira que é a prova final:

O que tu tinhas a intenção de me contar é de utilidade tanto para mim, como para o nosso amigo Andréas e para ti mesmo?
- Não, não, não.
- Então meu caro – disse Sócrates – A “coisa” que tu pretendias me contar não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil.

Assim sendo, não tenho a intenção de conhecê-la e aconselho-te que não procures veiculá-las.
A cada dia somos alvo de pessoas com grande desejo de contar-nos “coisas” a respeito dos outros. Devemos fazer o teste das “três peneiras”

1. – É verdade?
2. – É bom?
3. – É útil?


Caso negativo, devemos simplesmente evitar que sejamos parte integrante nas bisbilhotices e mexericos de pessoas ávidas de novidades sobre a vida alheia.
A bíblia nos ensina a refrear nossa língua, a não falar mal dos outros.

Nenhum comentário: